Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
31/01/2022 - 17h54m

Tocantins segue com cronograma de cirurgias eletivas, procedimentos cardíacos em crianças são realizados em Palmas

Luciana Barros/Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação - Governo do Tocantins
A ação aconteceu no Serviço de  Hemodinâmica que conta com estrutura moderna e profissionais capacitados.
A ação aconteceu no Serviço de Hemodinâmica que conta com estrutura moderna e profissionais capacitados.

O Hospital Geral de Palmas (HGP), maior referência em atendimento em alta complexidade no Estado, realizou no fim de semana um total de quatro procedimentos de cateterismo pediátrico. A ação aconteceu no Serviço de Hemodinâmica que possui uma estrutura moderna utilizada pelos médicos hemodinamicistas especializados em cardiopatias congênitas, Paulo Correia Calamita e Jonathan Guimarães Lombardi, além de todo  suporte da equipe da unidade hospitalar.

"Foram submetidos aos procedimentos crianças das faixas etárias de 03 meses a 10 anos, que foram admitidas pelo Pronto Socorro Infantil do HGP no dia anterior ao exame e foram encaminhadas para o setor de Hemodinâmica no dia agendado para o procedimento", comentou a coordenadora de enfermagem Silvana Braga.

O médico hemodinamicista especializado em cardiopatias congênitas, Paulo Correia Calamita explicou sobre os dois tipos de patologias que estavam sendo operadas. "Persistência do canal arterial, uma cardiopatia que provoca hiperfluxo de sangue nos pulmões e deve ser fechado quando causa repercussão hemodinâmica (aumento do lado esquerdo do coração). Outra doença chamada estenose da valva pulmonar, que consiste em aperto da valva pulmonar desde o nascimento, dificultando a ida de sangue para os pulmões. O tratamento consiste na valvoplastia pulmonar que é indicada quando o ventrículo direito fica sobrecarregado pelo aperto da valva", explicou.

O especialista ainda ressalta que "esses procedimentos tratam de forma eficaz  tais cardiopatias sem necessidade de abrir o peito do paciente, pois são feitos pela punção dos vasos da virilha de forma minimamente invasiva. A previsão de internação para essas crianças é de 24h em média", informou.

O diretor geral, Leonardo Toledo, destacou que "é uma satisfação estas crianças serem contempladas nesta ação. Estavam aguardando  e agora puderam  ter todo suporte de  uma equipe capacitada, levando a melhor assistência", frisou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente