Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 03 de maio de 2024.
22/04/2024 - 22h09m

Uma das principais nascentes de água potável do Rio da Conceição está ameaçada de contaminação pesada por agrotóxicos.

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Divulgação

Moradores de Rio da Conceição temem ficar sem agua potável e pedem socorro para evitar que nascente seja prejudicada pelos desmatamentos desordenados na região das Serras Gerais. Isso coloca em risco toda a população do Rio da Conceição e a balneabilidade do Rio Manoel Aves, principal região turística das Serras Gerais, já que as águas dessa grande nascente deságuam no Manoel Alves, a poucos metros do principal balneário público do município e de toda a região, onde se encontram os bares e restaurantes.

Uma fonte que pediu para não ser identificada revelou que o desmatamento e o provável plantio com Agrotóxicos avançam também pelos brejos e brejarias do Cavalo Queimado. "Caso isso esteja acontecendo poderá se tornar, em breve, o maior desastre ambiental da região turística da Serras Gerais, com impacto direto no município de Rio da Conceição, com graves prejuízos para todos que ali vivem e tem o turismo como principal fonte de renda, devido o provável fim do fluxo turístico do município", Alerta.

Como se não bastasse, também ameaça as nascentes e veredas de buriti do outro lado do asfalto, indo para o povoado Catingueiro, com prejuízos irreversíveis também para as famílias que vivem à margem do rio Manoel Alvinho, que também receberia os dejetos de tóxicos.

"Ali não se trata de um desmatamento simples que exige, não sei quantos metros de distância das nascentes. Ali é desmatamento para plantio de lavoura com pesados agrotóxicos que, com as chuvas e pelo nível elevados das lavouras, vai descer tudo para as nascentes e para o rio Manoel Alves e seus afluentes", alerta essa fonte.

"Volto a insistir: ali não se pode exigir limite comum da lei, pois se trata de grande plantação com pesados agrotóxicos em área de nascente praticamente dentro da cidade do Rio da Conceição", reclama.

"O pior é que estão desmatando lá para cima também, rumo às nascentes do Cavalo Queimado...Meu Deus!!! Desastre total. Essa cachoeira do "Cavalo Queimado" é a maior riqueza natural e grande ponto turístico do município de Rio da Conceição", justifica.

A ONG Voz ambiental, está encaminhando matéria e documentos para o Ministério Publico Ambiental e pedindo que seja aberta investigação para apurar as denúncias dos moradores da região, da mesma forma que enviou no início desse ano, quando foi descoberta um grande crime ambiental no alto da serra na divisa com a Bahia com o Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente