Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
04/11/2015 - 17h59m

Unitins inaugura nova estrutura de laboratórios no Complexo de Ciências Agrárias

Ruy Bucar / Governo do Tocantins 
Vivianni Asevedo / Governo do Tocantins
Novo complexo conta com 13 laboratórios
Novo complexo conta com 13 laboratórios

A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) inaugurará, no próximo dia 13, a Central Analítica de Pesquisa Agroambiental (Cepam), que conta com 13 laboratórios e amplia a infraestrutura laboratorial da universidade, melhorando as condições para o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias e ambientais do Estado. O novo laboratório fica no Complexo de Ciências Agrárias (CCA), no parque da Agrotins, em Palmas.

O novo prédio ocupa uma área física de 1.985 m², onde estão instalados os laboratórios que contemplam diversas áreas de pesquisa, como análise de solos, entomologia, hidrologia e genética, dentre outras. A Cepam conta ainda com 16 salas para pesquisadores, quatro salas de coordenação e uma sala de editoração. A obra custou R$ 2 milhões e foi financiada pelo Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC/Embrapa).

O diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Expedito Alves Cardoso, destaca que as atividades que poderão ser realizadas na Cepam vão complementar as existentes no CCA. "Elas serão mais voltadas para a área zoosanitária (animais) e fitossanitária (plantas) e para isso vão contar com dois laboratórios multifuncionais. Mas também teremos atividades na área agroambiental com análises de solos, plantas, água, fertilizantes e emissão de gases que provocam o efeito estufa", comentou.

Inauguração

Na inauguração, o governador Marcelo Miranda fará entrega de uma máquina colheitadeira e duas motocicletas destinadas ao trabalho de pesquisa, angariadas por meio da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec).

Já a reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, fará o lançamento oficial do programa Câmpus no Campo, que leva orientação técnica e novos conhecimentos aos produtores familiares de assentamentos de Palmas e Porto Nacional. Também está prevista a assinatura de um convênio entre Unitins, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Embrapa. 

Pesquisa

A estrutura de pesquisa da Unitins inclui ainda o Centro de Pesquisa Agroambiental de Várzea (CPAV), que fica em Formoso do Araguaia e desenvolve estudos para produção de arroz irrigado por inundação no período da safra e melhoramento de soja e feijão. O centro ocupa uma área de 157 hectares e possui sede administrativa, galpão de máquinas, oficina, armazéns de insumos agrícolas e escritório administrativo.

O complexo conta ainda com uma unidade de pesquisa da cultura do abacaxi em Miranorte e em breve contará com o Laboratório de Referência Animal (Lara) que fica em Araguaína, já em fase de conclusão e quando estiver pronto terá capacidade para realizar 18 tipos diferentes de exames laboratoriais que vai atender a enorme demanda de toda a região que destaca pela forte cadeia produtiva da carne.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente