Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
02/02/2022 - 16h01m

Vacinação contra raiva dos herbívoros imunizou mais de 1,6 milhão de animais em 2021

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 
Foto - Victor Guimarães / Governo do Tocantins
Mais de 15% do rebanho tocantinense foi vacinado contra a raiva dos herbívoros
Mais de 15% do rebanho tocantinense foi vacinado contra a raiva dos herbívoros

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta quarta-feira, 2, um balanço das ações desenvolvidas pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) no ano de 2021. De acordo com os dados, foram vacinados 1.633.244 animais contra a raiva dos herbívoros no ano passado, entre bovídeos, eqüídeos, ovinos e caprinos. O índice representa mais de 15% de todos estes rebanhos.

Ainda segundo o relatório foram realizadas 1.938 vigilâncias ativas pela Adapec em 2021, atendendo diretamente 569 produtores rurais, em 48 municípios. Estas ações culminaram na captura de 1.545 morcegos hematófagos e monitoramento de 209 abrigos e cadastramento de outros 69 novos abrigos. Com isso, a Adapec chega a 903 abrigos de morcegos hematófagos cadastrados no Tocantins. Também foram registrados 23 casos de raiva dos herbívoros em 2021.

De acordo com o responsável técnico pelo PECRH, Raydleno Mateus Tavares, as estratégias de atuação do programa são baseadas na adoção da vacinação dos herbívoros domésticos, do controle de transmissores e de outros procedimentos de defesa sanitária animal que visam à a proteção da sanidade dos rebanhos  e da saúde pública. Por isso, mesmo sem a obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em nenhum município do Estado é fundamental que o produtor proteja seu rebanho com a vacina antirrábica. 

"A vacinação é fundamental para o controle desta zoonose no Tocantins, além de outras ações desenvolvidas pelo programa como, o controle da população do morcego hematófago Desmodus rotundus, que é o principal transmissor da raiva. Por isso reforçamos a necessidade do produtor vacinar anualmente todos os seus animais a partir de 3 meses de idade, e destes animais, os primovacinados, é necessário que seja repetida uma dose de reforço após 30 dias, isso fortalece as ações de controle e prevenção da raiva," ressaltou Raydleno.

Outra importante ação desenvolvida pela Agência no controle da raiva dos herbívoros é o trabalho de educação sanitária que é feito por meio de palestras, cursos e orientações aos produtores rurais e à população em geral. No ano passado estas ações de conscientização chegaram a 1.100 pessoas.

Uma medida adotada pela Adapec recentemente vem contribuindo para melhoria no controle da raiva dos herbívoros. Desde 2020, a Agência passou a utilizar uma base de dados, coletada pela carta-aviso, preenchida pelos produtores rurais quando vão declarar a vacinação contra febre aftosa e brucelose de possíveis locais com registro de sugadura em animais ou presença do morcego hematófago. Com estes registros, a Adapec elabora um mapa de calor nas regiões onde há maior presença deste morcego.

A Agência orienta que o produtor notifique sobre qualquer caso de suspeita da doença, espoliação em animais domésticos ou sobre a presença de abrigos de morcegos hematófagos em suas propriedades. Este produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa no 0800-063-1122 ou dirigindo-se pessoalmente ao escritório da Adapec do seu município.

Sintomas da raiva dos herbívoros

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral seguido de morte.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente