Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
25/09/2015 - 18h37m

Vereadores manifestam apoio à paralisação das prefeituras e Uvet diz que Câmaras também são afetadas

Do Portal CT 
Divulgação
Elson Ribeiro e Emídio: apoio à paralisação das prefeituras
Elson Ribeiro e Emídio: apoio à paralisação das prefeituras

  A União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet) manifestou apoio à paralisação geral das prefeituras, que acontece na segunda-feira, 28, até 2 de outubro, como forma de protestar contra a queda e o atraso de repasses federais e estaduais. O presidente da entidade e vereador de Tocantinópolis, Elson Ribeiro (PPS), destacou que a crise financeira também atinge as Câmaras Municipais.

"Quando as receitas dos municípios caem, o repasse para as Câmaras também é afetado", afirmou Elson Ribeiro, ao enfatizar que o Poder Legislativo tem o dever de seguir o manifesto dos executivos municipais. "A Uvet é sensível a causa dos prefeitos e da ATM", acrescentou. A manifestação é encabeçada pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Ainda segundo Elson Ribeiro, o arrocho financeiro dos municípios dificulta a execução de serviços à população. "Nessa situação complicada, os vereadores são os primeiros a receberem as reclamações dos munícipes", enfatizou.

O protesto consiste em paralisar todos os serviços a partir de segunda-feira, respeitando aqueles de caráter essencial, e durante toda a semana, as pastas administrativas não funcionarão. De acordo com a entidade, de 85% das cidades tocantinenses já aderiram ao protesto. A intenção é que todos os prefeitos participem do movimento.

"Nós queremos sensibilizar os governos federal, estadual sobre o repasse aos municípios e mostrar para a população a situação crítica, a falência financeira das prefeituras. A crise nos afeta diretamente", disse o presidente da ATM, João Emídio, destacando que a mobilização será mais direcionada à União, por causa da "gritante" queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é responsável pela maior parte da receita das cidades tocantinenses.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente