Vereadores votam contra projetos ambientais de interesses da população - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
09/11/2017 - 16h53m

Vereadores votam contra projetos ambientais de interesses da população

Por Rodrigues di Sousa 

Os vereadores Epaminondas Alves Vieira "Nona" (PSC) e Sidney Igidio Pereira (PSD) andam na contramão do interesse publico ao votarem contra dois projetos de grande importância para a população do município de Lavandeira. Os dois projetos tratam de questões amplamente comentadas no meio da sociedade e áreas justamente cobradas e criticadas pelos dois parlamentares da oposição, que é o resíduo sólido e o meio ambiente.

O primeiro projeto discutido e aprovado foi o que ratifica o Protocolo de Intenções, que autoriza o município de Lavandeira, representado pelo prefeito municipal Roberto César Ferreira de Oliveira (PMDB) em participar da formação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Palma, com o objetivo de unir forças para resolver problemas ambientais, entre eles o programa de resíduo sólido, com implantação de aterro sanitário único entre os municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, além de outras áreas entre os quatro entes municipais possíveis de parcerias, como: Saneamento Básico, Viveiro de Mudas, Bacia Hidrográfica, Educação Ambiental, Abatedouro Publico, Infra-Estrutura de Transportes, Ciência e Tecnologia, Educação e Saúde, este ultimo já está em andamento em consórcio especifico.

Já o segundo projeto aprovado sem o apoio dos dois vereadores foi à criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), que tem como objetivo entre outros, definir meios próprios de captação de recursos através de convênios e doações de recursos públicos e privados, visando implementar políticas publicas voltadas para a preservação ambiental, como a política municipal de educação ambiental, recuperação e proteção das nascentes, recuperação de matas ciliares e áreas degradadas de vários rios que banham o município Lavandeirense. Vale ressaltar ainda que FMMA trará compensação ambiental ao município por meio do ICMS Ecológico e os fundos estadual, nacional e internacional de meio ambiente, pelas ações que forem realizadas via projetos.

Vale ressaltar que apesar dos dois projetos reduzirem gastos operacionais e trazer recursos para o município, os vereadores Nona e Sidney por ser radicalmente de oposição ao prefeito, esqueceram que ao assumir o mandato outorgado e pago pelo povo, juraram perante as bandeiras do município, do estado e nacional e mais de uma dúzia de centenas de cidadãos presentes a suas posses, que assumiriam o mandato com o compromisso de trabalhar pelo progresso do município e o bem-estar da população focados na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, viraram as costas para o povo e trabalham com o desejo do quanto pior melhor. Está claro que os nobres vereadores ao votarem contra projetos de interesse publico, não prejudica o prefeito e nem seus secretários, mas sim a população que é patrona dos agentes públicos e confiaram seus votos nos vereadores contrários a seus interesses.

O vereador Nona foi a rádio local na semana passada para responder criticas em matéria jornalística de opinião do jornalista Rodrigues di Sousa, e afirmou que o mesmo mentiu ao dizer que ele era contra o projeto do consórcio por ter pedido vista, mas na ocasião o vereador disse que apenas pediu vista para analisar e que era a favor dos projetos que fosse bom para a população, mas se contradiz com o que diz em publico ao acompanhar o vereador Sidney no voto contrario aos dois projetos de interesse publico e ambiental. Mesmo que a interpretação do que ele erá contra o próprio vereador confirmou, está provado que o jornalista não mentiu.

Já o vereador Sidney Igidio, ao justificar seu voto contra o povo lavandeirense, disse que não votaria a favor porque a prefeitura iria trazer o lixo dos municípios vizinhos para Lavandeira, uma justificativa vazia de razões, tendo em vista que nem se quer foi discutido com os municípios integrantes do CIDS o local do tão sonhado aterro sanitário. "è inócua as justificativa de o vereador dizer que a gestão municipal trará lixos para Lavandeira, sem nada constar sobre o local nas justificativas do projeto e tendo em vista que ainda não foi discutida questão de local com os demais gestores municipais", rebate o secretario de meio ambiente, "o que o secretario disse ao ser questionado pelo vereador Sidney é que poderá ser em Combinado ou Lavandeira tendo em vista os dois está no centro da região, mas nada ainda está definido.

Independentemente do município de Lavandeira participar ou não do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palma, os municípios tem que construir seu aterro sanitário, sem dor e nem piedade, sobre pena de sanções dos órgãos ambientais. Segundo o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) um aterro de pequeno porte para uma população de até 20 mil habitantes, custa cerca de R$ 1,3 milhão de reais, o que é impossível para os pequenos municípios brasileiros. Mas parece que para os vereadores Nona e Sidney, que ao invés de politicagem, deveria pensar nos cidadãos que trabalha duro para pagar seus salários.

Os vereadores precisam entender que nem tudo, o município consegue fazer sozinho e precisa de parcerias para consolidar vários projetos, e os municípios que compõe o CIDS do Vale do Rio Palma, tem tudo para dar certo por serem bem próximos um dos outros e ter politicas publicas comuns. O vereador Nona talvez por ignorância apenas para justificar que é oposição, já o vereador Sidney que se diz inteligente talvez por morar no conforto de Brasília e achar que nós do interior não precisamos de bem estar social. Seria bom se os vereadores mesmo com suas ideologias e lados opostos ao prefeito, pensassem que do outro lado tem um povo que esperam boas atitudes e ações publicas favoráveis a eles.

Tenho todo respeito pela escolha de qualquer parlamentar escolher sua posição política por onde seguir no Poder Legislativo, mas desde que não tente atrapalhar os projetos de interesse publico, principalmente os que reduzem custos e tem possibilidades de trazer mais recursos e com isso teremos mais dinheiro para serem investidos em áreas essenciais como: Educação, Saúde, Bem Estar Social, Esportes, Lazer, Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, como é o caso dos projetos que os vereadores Nona e Sidney votaram contra, numa clara falta de respeito com aqueles que os elegeram e que trabalha duro para pagar seus salários todo mês. Vele lembrar que ao aumentar a arrecadação do municipal, reflete também no aumento dos repasses da Câmara Municipal em 7%. (sete por cento).

Parabéns e nota dez aos vereadores Flávio Henrique (PMDB); Meirinha Castro (PSD); Damiana Leite (PMDB); Wanderlei da Ponta D`água (PMDB); Alessandro da Ponta Dâ??água (PSD); Lino Pereira (PV) e Marziel Lopes (PSD) "este ultimo de oposição", que tiveram desprendimentos de entender que o interesse publico está acima da politicagem e que os benefícios públicos sejam realizados para todos.

Nota zero aos vereadores Epaminondas Vieira (PSC) e Sidney Igidio (PSD) por votarem contra o interesse publico, mesmo em projetos que só trará grandes benefícios para a população lavandeirense, como é o caso dos projetos aprovados sem o apoio destes dois vereadores, sem compromissos com o povo. Espero que vocês reflitam e deixe as disputa para as eleições.

Rodrigues di Sousa é jornalista profissional e e diretor e editor geral do jornal Tribuna do Interior.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente