Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
10/04/2017 - 18h35m

Vitrine de Mandioca consorciada ao cultivo de grãos é preparada para a Agrotins 2017

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins 
Governo do Tocantins
Agrotins 2017 vai apresentar Vitrine de Campo da Cultura da Mandioca industrial e mesa, consorciado com diferentes cultivares de grãos
Agrotins 2017 vai apresentar Vitrine de Campo da Cultura da Mandioca industrial e mesa, consorciado com diferentes cultivares de grãos

A produção de mandioca no Tocantins está sendo incentivada para aumentar a qualidade e a produtividade, por meio de programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com órgãos ligados ao setor rural. E, na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017), será apresentada uma Vitrine de Campo da Cultura da Mandioca, industrial e mesa, consorciada com diferentes cultivares de grãos para apresentar aos produtores e visitantes. A Feira ocorre de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

Na vitrine de campo, estão expostas 42 variedades de mandioca, industrial e mesa, intercaladas ao cultivo de grãos como amendoim, milho, feijão e arroz. "Esse sistema é altamente produtivo, principalmente para os pequenos produtores, pois permite a produção diversificada em uma pequena área, possibilitando mais ganho produtivo e aproveitamento de espaço", disse o engenheiro agrônomo da Seagro, Antônio Cássio Filho.

O engenheiro informa ainda que, atualmente, a produtividade da mandioca convencional produz uma média de 11 a 17 quilos por hectare, mas com o uso da tecnologia, maniva selecionada e manejo adequado, a produção pode ultrapassar mais de 20 quilos por hectare.

Reniva

As sementes (manivas) da unidade demonstrativa são fornecidas pelo projeto Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva), cuja ação faz parte da parceria entre a Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Cooperativa Industrial de Pedro Afonso (Cooapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A intenção é que, posteriormente, o projeto seja multiplicador de sementes de mandioca de boa qualidade aos municípios tocantinenses. O projeto objetiva também a formação de multiplicadores (técnicos e agricultores), para que eles possam reproduzir na indução à brotação e no enraizamento dos brotos das manivas.

Agrotins

Considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, a Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas, o Ruraltins, o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); bem como pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e pelas demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente