Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
25/11/2015 - 21h39m

Walter Ohofugi é eleito presidente da OAB do Tocantins, ele venceu com 55,66% dos votos válidos

Com informações da Ascom OAB 
Foto: Maradona/OAB Tocantins
Atual presidente Epitácio Brandão e o presidente eleito Walter Ohofugi, logo após a divulgação resultado da eleição desta quarta
Atual presidente Epitácio Brandão e o presidente eleito Walter Ohofugi, logo após a divulgação resultado da eleição desta quarta

Com 1.412 votos (55,66% dos votos válidos), o candidato de oposição Walter Ohofugi é o novo presidente da Seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Braasil (OAB-TO). Em nota na noite desta quarta-feira, 25, logo após a divulgação do resultado oficial, Ohofugi avisou: "Agora é trabalho. Estamos prontos para protagonizar", num jogo de palavras com o nome de sua chapa nesta eleição, a "OAB Protagonista".

Ohofugi destacou a importância da vitória, dizendo que o resultado só aumenta a responsabilidade do grupo para cumprir o desafio proposto. O presidente eleito da OAB-TO lembrou a principal plataforma de sua campanha: fazer a instituição ser atuante nas grandes demandas da sociedade para que, com isso, a população valorize o advogado.

O advogado parabenizou o seu adversário, Gedeon Pitaluga. Segundo Ohofugi, apesar de alguns momentos de acirramento, "a campanha foi positiva e só serviu para engradecer a entidade". Ele também elogiou a postura de Ester Nogueira, que chegou a ser candidata a presidente, mas teve sua candidatura impugnada. "O dr. Gedeon e dra. Ester foram leais e fizeram uma bonita campanha. Agora chamo todos para a união, pois a instituição é maior que qualquer um de nós e temos que fazer uma gestão em benefício de todos os advogados", salientou Ohofugi, contemporizando depois de acusar a chapa "OAB Para Todos", de Gedeon, em vários momentos da campanha, de fazer uma disputa suja.

O presidente eleito também elogiou a isenção de todo o processo eleitoral e a postura do atual presidente Epitácio Brandão. Segundo ele, Brandão escolheu uma comissão eleitoral séria e a disputa não teve qualquer mácula.

Fortalecimento
Atual presidente da instituição, Epitácio Brandão também destacou o fortalecimento da democracia no processo, ressaltando que a eleição não teve qualquer recurso na Justiça. "Comandamos uma eleição limpa, com gente capacitada e caráter na comissão eleitoral. Eles fizeram um trabalho formidável", salientou.

Sobre o novo grupo que vai assumir a OAB, Epitácio Brandão disse confiar muito na chapa vencedora, formada por "gente decente e com experiência na advocacia". "Acredito muito nesse grupo (os Protagonistas). Eles vão fazer uma gestão séria", frisou, ao destacar que a nova gestão também tem condições de trabalhar em prol da sociedade.

Epitácio Brandão lembrou que o seu grupo atual lançou uma candidata (Ester Nogueira), mas que com a impugnação dela, teve que sair da disputa. "Nós liberamos democraticamente os colegas para que escolhessem em quem votar. A maioria escolheu o grupo liderado pelo Walter Ohofugi e foi um apoio sem pedir nada em troca, apenas por entender que era a melhor opção para a OAB", salientou.

Por fim, ele disse esperar que os advogados se unam e trabalhem para o fortalecimento da Ordem. "A OAB é muito maior que eu, que Walter e que qualquer grupo. Temos todos responsabilidade para fazer a entidade avançar", destacou.

O resultado
O advogado Walter Ohofugi, de 50 anos, vai presidir a OAB-TO no triênio 2016-2018. A chapa adversária, "OAB Para Todos", que tinha o advogado Gedeon Pitaluga como candidato a presidente, fez 1.125 votos (44,34% dos votos válidos). A vantagem dos Protagonistas foi de 287 votos, o que representa 11,31 pontos percentuais. (Com informações da Ascom)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente