Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
15/03/2016 - 17h57m

Wanderlei solicita retorno do tratamento de radioterapia ao Tocantins

Maisa Medeiros 
Foto: Clayton Cristus
Deputado cobra do governo ações imediatas para a crise na saúde
Deputado cobra do governo ações imediatas para a crise na saúde

O deputado Wanderlei Barbosa (SD) usou a tribuna na sessão desta quinta-feira, 10, para fazer um apelo ao Governo do Estado para o retorno do tratamento de radioterapia ao Tocantins, suspenso por problemas no aparelho de acelerador linear. Atualmente, os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde (Sesau) para Imperatriz, Maranhão, mas reclamam da demora do atendimento no estado vizinho.

A solicitação de pacientes internados no Hospital Geral de Palmas (HGP), segundo Wanderlei, também citou a falta de medicamentos no setor de Quimioterapia do Hospital e de outros insumos.

O deputado leu uma carta divulgada pelo paciente Ricardo de Oliveira Rosa, internado no HGP, que ressalta a angústia quanto à espera do tratamento de radioterapia e a ineficiência da quimioterapia devido à falta de medicamentos.

Em apoio aos pacientes, Wanderlei ressaltou que vai solicitar à Sesau informações sobre retomada do serviço.

Em resposta, a líder do Governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP), que também é presidente do Comitê Gestor da Saúde, informou que o secretário de Saúde, Marcos Esner Musafir, está empenhado em resolver o problema.

Segundo Valderez, retorno do serviço não depende mais do conserto do aparelho de acelerador linear, mas da instalação de uma nova máquina de radioterapia adquirida em parceria com o Ministério da Saúde, além de toda a burocracia envolvida.

A parlamentar concordou que o serviço precisa ser retomado com urgência e que o Comitê trabalha para que a população seja atendida em breve. (Maisa Medeiros)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente