Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
30/04/2020 - 10h50m

Webconferência de prefeitos com governador permite alinhamento de ações entre Estado e Municípios

Victor Morais/Ascom ATM 
Foto: Ascom ATM

Prefeitos das maiores cidades do Tocantins e, também, daquelas localizadas na divisão com outros Estados, se reuniram virtualmente com o governador do Estado, Mauro Carlesse, para alinharem estratégias e ações entre Estado e Municípios para o combate ao novo coronavírus (COVID-19). A webconferência ocorreu nesta quarta-feira, 29, e contou ainda com a participação de secretários de Estado.

Participaram

Participaram os prefeitos de Palmas, Cinthia Ribeiro; de Araguaína, Ronaldo Dimas; de Gurupi, Laurez Moreira; de Guaraí, Lires Ferneda; de Dianópolis, Padre Gleibson; de Talismã, Diogo Borges; de Palmeirópolis, Fábio Pereira; de Caseara, Ildislene Santana; de Aguiarnópolis, Ivan Paz; de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira, e do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Pautas

Dentre as principais medidas discutidas entre os gestores está a instalação de Barreiras de Aconselhamento e Testagem para a prevenção da Covid-19. A ação, além de orientar os viajantes sobre as medidas sanitárias adequadas durante a viagem, pode possibilitar a testagem de pessoas que tenham os sintomas durante os percursos, disse o Governo do Tocantins. O governador Mauro Carlesse destacou que cada prefeito, respeitando as peculiaridades locais, deve adotar as ações mais adequadas à sua realidade, mas a importância de um alinhamento trará mais pontos positivos para o Tocantins.

"Nossa intenção é alinhar nossas ações para que a população só tenha a ganhar. Organizando do começo ao fim as nossas ideias, opiniões, estruturas e orientações, podemos frear cada vez mais a expansão da doença. A Barreira de Aconselhamento Sanitário e Testagem é uma ação conjunta que foi pensada após alguns caminhoneiros contaminados terem passado por essas divisas. Se os aconselharmos ou diagnosticarmos antes das suas paradas habituais, podemos evitar que outras pessoas também adquiram a doença", enfatizou o Governador.

Estado e Municípios

O presidente da ATM acompanhou o raciocínio do governador e acredita em parceria dos entes para frear a expansão da doença. "Os Municípios farão aquilo que estão a seu alcance, contudo, somada suas forças com a do Estado, o grau de atuação no controle e identificação da doença pode ser maior", disse o prefeito de Pedro Afonso. Atualmente, o Tocantins apresenta 137 casos ao total, destes, 03 pacientes foram a óbito, 26 pacientes estão recuperados, 108 pacientes estão em isolamento domiciliar e outros 13 pacientes estão internados: 10 na rede pública e 03 na rede privada.

A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, destacou que a grande preocupação da cidade é exatamente a circulação dos caminhoneiros, visto que a BR-153 passa por dentro da cidade. "Os casos que tivemos aqui são exatamente desses profissionais que são residentes dos municípios. Eles vieram de outros estados, após suas rotinas de trabalho, e consequentemente contaminaram seus familiares", disse.

EPIs e Hospitais de campanha

Segundo o Governo do Estado, outros pontos debatidos na reunião foram a distribuição dos testes rápidos, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dos recursos destinados a cada município para uso exclusivo com a Covid-19, além da implementação dos Hospitais de Campanha nas grandes cidades.

O secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini, ponderou que o Estado está investindo e capacitando os profissionais dos municípios e cabe aos gestores analisar as suas necessidades. "Enviamos EPIs e testes rápidos aos municípios, além de verbas do Governo Federal, destinados para prevenção e combate à pandemia. No mais, estamos em fase de levantamento de custos e buscas de recursos para a construção de Hospitais de Campanha. Mas, com entendimento total de que precisamos de mais leitos, estamos trabalhando também na instalação desses leitos em hospitais particulares", pontuou o secretário.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente