Defensoria recomenda nomeação de reserva técnica do concurso da Educação de Palmas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
30/08/2015 - 20h56m

Defensoria recomenda nomeação de reserva técnica do concurso da Educação de Palmas

Do Portal CT 
Divulgação
Recomendação foi feita pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Tocantins
Recomendação foi feita pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Tocantins

Por meio do Núcleo de Ações Coletivas (NAC), a Defensoria Pública do Tocantins (DPE) expediu recomendação à Secretaria de Educação de Palmas (Semed) buscando a nomeação de todos os candidatos da reserva técnica - que figuram entre as vagas previstas no edital do concurso da pasta. O pedido foi feito levando em consideração a desistência de postulantes anteriormente nomeados.

O órgão ainda pede que a Prefeitura de Palmas se abstenha de realizar contratações temporárias em hipóteses nas quais não estejam presentes os requisitos mencionados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo eles: casos excepcionais previstos em Lei, prazo de contratação precisa ser predeterminado, necessidade deve ser temporária, interesse público deve ser excepcional e a necessidade de contratação há de ser indispensável.

De acordo com a Defensoria Pública, a recomendação foi expedida após "inúmeros candidatos" do concurso comparecerem no Núcleo de Ações Coletivas em busca de orientação jurídica, onde afirmaram que o município não vem promovendo a dos candidatos que figuram como suplentes no certame, e que deveriam ser aproveitados em decorrência das desistências.

O certame da educação básica prevê vagas de professores nas áreas de artes cênicas, visuais; educação física, música, língua portuguesa, matemática, além de técnicos administrativos. A recomendação foi protocolizada na terça-feira, 25, e estipula o prazo de 15 dias para que, no caso de não ser atendida, sejam encaminhados os devidos fundamentos da negativa.

Administração
Através de nota, a Secretária Municipal de Educação informa que foi notificada na quinta-feira, 27, e que já faz levantamento para verificar a real situação das nomeações. A pasta ainda garante que irá se manifestar dentro do prazo estabelecido.

Entenda o Caso

A Prefeitura de Palmas, por intermédio da Secretaria de Educação, a partir do Edital nº 01/2013, de 14 de outubro de 2013, deflagrou concurso público para provimento de cargos da educação básica, nível fundamental incompleto, nível médio e nível superior. A título de exemplo, cita-se o cargo de professor nível II/Pedagogia, que foram ofertadas 80 vagas para provimento imediato e dez vagas para formação de reserva técnica, tendo sido levada a efeito a nomeação dos 90 candidatos aprovados / classificados para as mencionadas vagas.

Desses 90 candidatos (nomeados para o cargo de Professor nível II/Pedagogia), 22 tiveram os atos de nomeação tornados insubsistentes (ou seja, desistiram de tomar posse), nos termos do art. 13, parágrafos 1º e 3º, da Lei Complementar Municipal nº 008/99 (Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Município de Palmas). Além disso, ocorreram inúmeras desistências para vários outros cargos ofertados no certame e a Semed não promoveu a nomeação dos candidatos que figuram na reserva técnica e que deveriam ser aproveitados, tendo em vista as desistências.

Confira a íntegra da nota da Prefeitura de Palmas

"NOTA Ã? IMPRENSA

Sobre a recomendação da Defensoria Pública do Estado solicitando a nomeação de suplentes do Concurso da Educação de 2013, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) informa que o documento foi protocolado na sede da Pasta nesta quinta-feira, 27, e que está fazendo um levantamento para verificar a real situação e posterior manifestação. A Pasta informa ainda que dentro do prazo legal estabelecido irá se manifestar."

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente