Presidente do TRE-TO vai ao sudeste do Tocantins reforçar recadastramento biométrico - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 08 de maio de 2024.
16/11/2015 - 21h58m

Presidente do TRE-TO vai ao sudeste do Tocantins reforçar recadastramento biométrico

Fonte: TRE-TO 
Fonte: TRE-TO
Lideranças politicas da Região Sudeste, prestia visitas da cúpula do TRE Itinerante
Lideranças politicas da Região Sudeste, prestia visitas da cúpula do TRE Itinerante

Para garantir um maior número de eleitores recadastrados diariamente o Cartório da 17ª Zona Eleitoral de Taguatinga receberá reforço no itinerante, com a instalação de mais um kit, equipamento usado no recadastramento biométrico e revisão eleitoral. 
A medida foi anunciada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ã?ngela Prudente, durante reunião com representantes dos municípios que integram a Zona.  Mas reforçou que é preciso empenho de todos na convocação do eleitor.
"O TRE está pronto e disposto para atender o eleitor, mas precisamos aumentar a demanda. Atualmente nossa equipe não atende sua capacidade plena, em virtude da falta do eleitor. Precisamos nos mobilizar para conscientizar o cidadão e contamos com o apoio de todos", afirmou a presidente. 
A reunião foi acompanhada pela juíza eleitoral em substituição Gisele Pereira de Assunção, e pelo promotor eleitoral Agemiro Ferreira dos Santos Neto.
A 17ª ZE é composta pelos municípios de Taguatinga, Aurora do Tocantins, Lavandeira e Ponte Alta do Bom Jesus. São 18.564, em fase de recadastramento, destes apenas 35,47% já cumpriram com a obrigação eleitoral. 
A desembargadora repassou a todos a preocupação com os números da região, uma vez que restam aproximadamente 75 dias úteis até o fim do prazo. "Ã? bom reforçarmos que não haverá prorrogação de prazo, pois é determinado pelo TSE e os prejuízos para o eleitor que não se recadastrar são devastadores. 
Não é apenas multa ou o fato de não poder votar, o titulo será cancelado e o cidadão pode ter restrição no CPF, bloqueios de benefícios como aposentadoria, Bolsa Família", alertou a desembargadora.
Outra medida que poderá ser adotada, em caso do aumento da procura, é a ampliação no horário de atendimento, que hoje ocorre das 12h às 19h, podendo passar a ocorrer também pela manhã. 
Durante a reunião os representantes dos municípios se comprometeram em reforçar a convocação junto aos eleitores. 
"Sua presença (presidente do TRE) aqui nos trazendo essa preocupação foi como o start que precisávamos para reforçarmos a importância junto à população", afirmou o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano Azevedo.
Para o promotor eleitoral, "a preocupação não se resume a um órgão, o indivíduo está prestes a perder o exercício da cidadania, e isso não refletirá apenas em uma pessoa, mas sim em toda a sociedade".  
E ainda reforçou, "um voto aqui para a reunião é muito importante".  
"Como cidadã e como presidente do TRE vim buscar melhorias dos números e fiz questão de vir e ter essa conversa com os representantes da população para esclarecer sobre as consequências do não recadastramento. 
Perde o cidadão, que vai ter o título cancelado e o município, pois muitos recursos federais levam em consideração o número de eleitores", concluiu a presidente do TRE.
Participantes
Participaram da reunião o vice-prefeito de Taguatinga Ailton Souza, o chefe de gabinete do prefeito, José Milton Aragão e o presidente da Câmara Municipal Orlando da Silva; o prefeito de Aurora do Tocantins Aloilson Tavares Cardoso e o presidente da Câmara Domingos Pereira; o presidente da Câmara de Lavandeira Roberto César Ferreira; o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus José Luciano Azevedo, o presidente da Câmara Leomar Gomes e o vereador Celso Rodrigues Freire; os advogados Saulo de Almeida Freire e Gilberto Freitas;  vários representantes de partidos e cidadãos dos quatro municípios.
Prejuízos
Com o cancelamento do título, o cidadão não somente deixará de ser eleitor, mas sofrerá ainda várias outras penalidades. 
Não pode pegar empréstimo em banco, fazer matrícula em escolas e faculdades públicas, poderá ter restrições no CPF, nas aposentadorias rurais e em benefícios do Governo Federal, como Bolsa Família e Pronaf.  
Procure o cartório da sua zona eleitoral, munido de documento de identidade (exceto Carteira de Habilitação) e comprovante de endereço, se informe e faça o recadastramento biométrico e a revisão eleitoral.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente